O que a Min vem fazendo para uma moda mais sustentável?
Antes mesmo antes de nascer, pensamos numa idéia de marca que fosse baseada em valores de uma moda mais limpa e sustentável. O nome saiu daí para sempre nos lembrar de nossa essência. Min veio da abreviação de minimalismo, onde uma roupa clean, bem feita e durável é primordial.
Desde nossa primeira coleção em 2017 decidimos somar ao design atemporal, trabalhar 90% com fibras naturais o que as tornam biodegradáveis, e trazem consequências benéficas para nossas escolhas.
Porque fibras naturais?
Um dos piores problemas da indústria da moda é a produção em larga escala dos polímeros, matéria-prima proveniente do plástico. Esse material tem muita demanda pois torna as roupas mais baratas e incentiva bastante o fast fashion. Mas por serem derivados da queima do petróleo sua produção emite enormes quantidades de CO2 e ainda demoraram mais de 200 anos para degradar na natureza. E ao longo de sua vida essas roupas continuam poluindo pois a cada lavagem liberam micropartículas plásticas que voltam a polui rios e mares.
Selos Ambientais
Não contentes ainda, fomos buscar os selos ambientais reconhecidos como o OEKO-TEX para nosso linho, o algodão BCI e orgânico, Viscose FSC reflorestada para as viscoses. Ainda temos o jeans que utiliza menos água.
Comunidade e Transparência
A Min trabalha com 70% dos ateliers de costura parceiros locais ou seja, com até 50km de distância estimulando a micro economia local carioca. Temos um canal online onde disponibilizamos nossos principais fornecedores e tempo que trabalhamos com eles, mostrando proveniência de nossas matérias primas e costureiras.
Pequenas Ateliers de Costura em Caxias, RJ
Acreditamos que buscar trabalhar diretamente com as costureiras nos permite conhecer o ambiente de trabalho, acertar a remuneração e condições de trabalho de cada grupo de forma direta e justa. Atualmente trabalhamos com pequenos ateliês de costura localizados no Município de Caxias à 30 quilômetros do Rio de Janeiro, onde se concentra um grande polo de costura. Além de fomentar essas microeconomias, sabemos que não são feitas em fábricas enormes que podem estar explorando mão de obra. Além de , quanto maior a distância, mais poluimos com os gases de aviões, navios e caminhoes por milhares de kms.
Créditos de Carbono: plantio Plantio de Árvores, entregas de Bike e Compostagem
A cada coleção estamos sempre buscando maneiras de diminuir e compensar nossas emissões de carbono na atmosfera. Além do plantio de árvores na Amazônia (desde 2018) via parceiros do ONE TREEPLANTED, passamos a realizar entregas Carbon Free, via bicicletas, na cidade do Rio de Janeiro e mais recentemente (2022) passamos a fazer compostagem no escritório o que diminui o lixo e gera créditos de carbono. Para cada empresa, e número de funcionários, existe uma calculadora para esse cálculo no SOS Mata Atlântica
Embalagem- Bio Plástico
Para o transporte usamos caixas de papelão reciclado sem tingimento, e para a proteção das peças sacos plásticos biodegradáveis, com tecnologia internacional que reduz para 2 anos sua degradação os aterros sanitários.
Economia de Água
Com a substituição de máquinas de tingir a lavar no setor de beneficiamento a empresa teve uma redução de 50% no consumo de água por kg de malha produzida. Assim como economia de produtos químicos e energia.
Rice Recycle
Malhas amaciadas a partir do óleo da reciclagem da casca de arroz, deixando o animal e químicos de lado.