-

Sustentabilidade

Direção a uma moda mais sustentável?

Toda produção de roupas requer centenas de processos para que a roupa chegue até você. Desde o plantio do algodão, a confecção dos fios, tecelagem, tinturaria, lavanderia, costura, acabamentos, e embalagem e venda. Todos esses processos geram resíduos danosos a natureza e por consequencia a nossa saúde.

O que a Min vem fazendo, de forma prática, para uma moda mais sustentável?

Desde nossa primeira coleção em 2007 refletimos qual seria nosso principal foco, de forma prática, em relação a uma moda mais sustentável. Um dos piores problemas na indústria é a questão do plástico, por ele ser altamente poluente, e que fica acumulado em montanhas por gerações futuras. Sim você vai morrer e seu lixo vai continuar aqui para seus filhos e netos.

Então a escolha pelas fibras naturais, mesmo não sendo as mais baratas, foi nosso foco inicial. Por ser natural, ela se torna biodegradável e por isso se decompões totalmente na terra em até 2 anos. No caso do poliéster esse tempo já aumenta para 200 anos em média, e a cada lavagem liberam micro particulas plásticas, que invadem rios e mares e terminam como alimento de peixes, que de certa forma volta para nossa barriga.

Sabemos que cada uma de nossas escolhas geram um impacto no mundo, sejam elas positivas ou não. Por isso ao escolher nossas matérias-primas priorizamos as biodegradáveis, assim como fornecedores certificados e com práticas sustentáveis. Muitas marcas, que trabalham sobre o viés da sustentabilidade, vendem muito plástico/polimeros, por serem mais baratos e mais rentáveis. Esse é um sacrifício que fazemos, chegando a uma marca de 99% de fibras naturais. *Algumas coisas como ziper e entretelas não são possíveis ainda serem biodegradáveis.
Conheça um pouco mais sobre nossos tecidos:
Linho: O linho é considerado por muitos uma fibra bastante sustentável por demandar um plantio com pouca água, ser muito durável, pouco uso de químicos e com excelente aproveitamento. Nosso linho ainda traz um selo ambiental de não uso de químicos nocivos ao meio ambiente.

Algodão BCI: O algodão nacional BCI - Better Cotton Initiative, visa minimizar o impacto socioambiental no plantio. Não é o orgânico, mas já é mais controlado que o comum.

Jeans Desfibrado: Desfibrado e reciclado, esse jeans não utiliza água, corantes ou químicos em sua produção. Usa mão de obra local para separação das cores, alimentando a microeconomia local.

Viscose: O fio VORTEX ® é especial pois pensamos na durabilidade. Ele é produzido com uma técnica de fiação onde as pontas das fibras ficam presas no interior do fio, evitando o temido peeling. Um fio mais limpo, suave e de alta resistência ao desgaste. Uma outra visocse, que faz parte do nosso linho por exemplo, tem selo ambiental de ser proveniente de áreas de reflorestamento.

Liocel: Comparada ao toque da seda, a fibra 100% liocel é hipoalergênica e hiper macia. Proveniente do eucalipto, que cresce rapidamente sem irrigação e sem necessidade de pesticidas. Além disso, 99,5% de seu agente dissolvente pode ser usado repetidamente. Uma fibra muito sustentável.

Além dos materiais, outros pilares são também importantes, como a transparência e o Trabalho Local.
Canal de Transparência Min
Criamos e alimentamos um Canal de transparência, onde podemos dividir com vocês tudo sobre a procedência de nossos produtos. Acesse nosso canal aqui
Pequenas Ateliers de Costura em Caxias, RJ
Acreditamos que buscar trabalhar diretamente com as costureiras nos permite conhecer o ambiente de trabalho, acertar a remuneração e condições de trabalho de cada grupo de forma direta e justa. Atualmente trabalhamos com pequenos ateliês de costura localizados no Município de Caxias à 30 quilômetros do Rio de Janeiro, onde se concentra um grande polo de costura. Além de fomentar essas microeconomias, sabemos que não são feitas em fábricas enormes que podem estar explorando mão de obra. Além de , quanto maior a distância, mais poluimos com os gases de aviões, navios e caminhoes por milhares de kms.
Créditos de Carbono: plantio Plantio de Árvores na Amazônia e as entregas de Bike
A cada coleção estamos sempre buscando maneiras de diminuir e compensar nossas emissões de carbono na atmosfera. Além do plantio de árvores na Amazônia (desde 2018) via parceiros do ONE TREEPLANTED, passamos a realizar entregas Carbon Free, via bicicletas, na cidade do Rio de Janeiro. Para isso existe uma calculadora, que compensa todos seus gastos em diversos setores.
De quem você compra?

Moda sustentável é sobre consciência, conhecer mais de quem você compra. Se continuarmos nesse consumo acelerado, só pensando em preço, saibamos que estamos incentivando nossa própria degradação, de nossa natureza, nosso ar, nossa vida. Então, se cada um fizer uma pequena parte, já será um grande avanço para o mundo.

Bio Plástico

Para o transporte usamos caixas de papelão reciclado sem tingimento, e para a proteção das peças sacos plásticos biodegradáveis, com tecnologia internacional que reduz para 2 anos sua degradação os aterros sanitários.

Plataforma

WBUY - Solução Inteligente em E-commerce